Analfabetismo atinge 12,2% dos jovens com deficiência
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 12,2% dos jovens de 15 a 29 anos com deficiência são analfabetos no Brasil, enquanto entre jovens sem deficiência a taxa é de 1%. O índice chega a 40,4% entre pessoas com limitações associadas a funções mentais. Os dados integram a segunda edição do estudo Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais no Brasil, elaborado pelo IBGE com base no Censo Demográfico 2022, e são acompanhados por indicadores do Censo Escolar de 2025, relatos de pessoas com deficiência e estudos científicos sobre educação inclusiva.
O País tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o equivalente a 7,3% da população com 2 anos ou mais de idade. No campo educacional, os indicadores mostram diferenças nas taxas de alfabetização, frequência escolar e acesso a recursos de acessibilidade de acordo com a presença e o grau de deficiência.
Entre jovens de 15 a 29 anos, a taxa de analfabetismo é de 12,2% entre pessoas com deficiência, ante 1,0% entre pessoas sem deficiência. O percentual varia conforme o tipo de dificuldade. Entre pessoas com limitações associadas a funções mentais, chega a 40,4%. Entre aquelas com mais de uma deficiência, é de 34,0%; entre as que apresentam dificuldade para pegar objetos pequenos, 31,3%; para caminhar ou subir degraus, 23,3%; para ouvir, 10,0%; e para enxergar, 3,5%.
A frequência escolar também apresenta diferenças. Entre crianças de 6 a 14 anos sem deficiência, a taxa de frequência escolar bruta é de 98,4%. Entre crianças com deficiência, o índice é de 92,6%. Considerando o grau de severidade, a frequência chega a 95,6% entre crianças com deficiência severa e cai para 82,3% entre aquelas com deficiência profunda, grupo formado por pessoas que não conseguem de modo algum exercer a função.
Na faixa etária de 15 a 17 anos, a frequência escolar é de 65,6% entre jovens com deficiência profunda, 82,8% entre aqueles com deficiência severa e 85,4% entre adolescentes sem deficiência.
Em Goiânia, dados de um estudo acadêmico sobre o impacto do programa BPC na Escola também registram mudanças no acesso de estudantes com necessidades educacionais especiais à educação. Entre 2007 e 2012, as matrículas de estudantes de 0 a 18 anos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) passaram de 1.998 para 6.732 na Capital, uma expansão de 236,9%. Em 2012, a maior parte das matrículas correspondia a estudantes com deficiência intelectual/mental, com 4.847 registros, seguida por deficiência auditiva, com 788, deficiência física, com 657, deficiência múltipla, com 481, e deficiência visual, com 390.
Acessibilidade nas escolas
Dados do Censo Escolar de 2025, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e analisados no relatório do IBGE, indicam que 78,5% das escolas de educação básica possuem ao menos algum recurso de acessibilidade. Banheiros acessíveis estão presentes em 57,0% das unidades, enquanto 30,0% dispõem de Sala de Recursos Multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE). Profissionais de apoio escolar para alunos com deficiência estão presentes em 26,2% das escolas.
Os indicadores também apresentam diferenças entre as redes de ensino. Na rede privada, 84,9% das escolas possuem recursos físicos de acessibilidade e 64,4% têm banheiros adaptados. Na rede pública, 34,5% contam com Salas de Recursos Multifuncionais e 32,8% possuem profissionais de apoio.
Para Carolina Videira, presidente da ONG Turma do Jiló, a organização das escolas ainda apresenta obstáculos para a inclusão. Segundo a especialista, professores podem entrar em sala de aula sem profissional de apoio, formação específica para diferentes deficiências e tempo para planejamento pedagógico. Nesse cenário, estudantes podem permanecer matriculados e fisicamente inseridos no ambiente escolar sem garantias de aprendizagem efetiva.
Deisiana Paes e Marcia Regina Marolo, do Instituto Jô Clemente (IJC), afirmam que a inclusão depende de condições para que estudantes participem das atividades, tenham acesso adaptado ao currículo, desenvolvam autonomia e avancem na escolarização. Os especialistas defendem a implementação do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que prevê a flexibilização de formas de ensino e avaliação para evitar defasagens acumuladas ao longo dos anos e impactos no projeto de vida dos estudantes.
Jornalista PcD relata barreiras e dificuldades na trajetória escolar
A jornalista e pessoa com deficiência (PcD) Ana Beatriz Santiago relata dificuldades enfrentadas durante a trajetória escolar e acadêmica. Com visão parcial, a jornalista cursou o ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas de diferentes regiões do País. “As escolas não tinham os recursos necessários para que eu fizesse [as atividades]. Até tinha as professoras que acompanham, mas para mim acabou que não tinha o suficiente.”
Segundo o relato, a ausência de materiais adaptados e de profissionais de apoio suficientes criava barreiras de aprendizado e convivência. A falta de papel para impressão de provas e materiais ampliados também era um obstáculo. Em determinado momento do ensino médio, professores passaram a delegar o auxílio aos próprios colegas de turma, situação que, segundo Ana Beatriz, prejudicou as relações interpessoais. No terceiro ano do ensino médio, a autonomia aumentou após a liberação formal para utilizar o celular em sala de aula, permitindo fotografar a lousa e aproximar a imagem.
No ensino superior, a jornalista relata ter encontrado professores que aparentavam lidar com uma pessoa com deficiência pela primeira vez. Após o diálogo inicial, o corpo docente buscava adaptações, segundo o relato, mas a instituição não fornecia avisos prévios sobre a presença de estudantes com deficiência para o planejamento das aulas. O acompanhamento dependia do uso de leitores de tela e de provas ampliadas ou realizadas com leitores em salas separadas.
A jornalista também relata dificuldades relacionadas ao acesso a livros em formatos digitais acessíveis. Segundo o depoimento, a ausência desses materiais pode exigir o uso de réguas lupas e aumentar o tempo necessário para concluir leituras.
Ensino superior e mercado de trabalho
As diferenças observadas na educação também aparecem nos indicadores de acesso ao ensino superior e de inserção no mercado de trabalho.
Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2024 tabulados pelo IBGE, o número de pessoas com deficiência matriculadas em cursos de graduação passou de 33.377, em 2014, para 95.572, em 2024. O grupo representa 0,93% do total de universitários do País. Na última década, o crescimento ocorreu majoritariamente na modalidade de Ensino a Distância (EaD), cujas matrículas quadruplicaram entre 2019 e 2024.
No corpo docente do ensino superior, havia 958 professores com deficiência entre os 340.817 docentes em exercício em 2024, o equivalente a 0,28%.
No mercado de trabalho, a taxa de ocupação entre pessoas com deficiência de 14 anos ou mais é de 29,0%, enquanto entre pessoas sem deficiência chega a 55,8%. Entre pessoas com deficiência profunda, a taxa é de 21,2%.
O rendimento médio mensal do trabalho também apresenta diferença. Pessoas com deficiência ocupadas recebem, em média, R$ 2.053, enquanto pessoas sem deficiência recebem R$ 2.890. O primeiro valor corresponde a 71% do rendimento médio do segundo grupo. De acordo com os dados apresentados, pessoas com deficiência estão proporcionalmente mais concentradas em atividades com menores remunerações, como serviços domésticos, agropecuária e alojamento.
Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos
Queda de custos impulsiona confinamento, mas reposição cara pressiona setor
Barateamento da nutrição eleva rentabilidade operacional, mas setor esbarra em custos altos para repor o rebanho e ociosidade de 34% na capacidade instalada no Estado Saiba mais
Fisioterapeuta suspeita de lesionar pacientes divulgava procedimentos sem cortes e com anestesia
Ao menos sete pacientes denunciaram infecções e mutilações após procedimentos estéticos. A defesa afirma que inocência da investigada será comprovada no processo Saiba mais