Internações por dengue crescem enquanto vacinas são remanejadas

Estado registrou 100 mortes pela doença e tem outros 152 óbitos em investigação da SES-GO
Por O Hoje
Data: 12/04/2024
Ao todo, são 96.789 casos confirmados da arbovirose e 199.492 notificações

Com uma média de 60 internações por dia em decorrência da dengue em Goiás, o Estado já registrou quase 100 mil casos confirmados de dengue, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO).

Ao todo, são 96.789 casos confirmados da arbovirose e 199.492 notificações. Os dados da SES-GO revelam ainda que este ano foram registradas 2.193 internações pela doença em hospitais da rede estadual. Em 2023, no mesmo período, o número de internações por dengue foi 153 apenas.

O número de óbitos deste ano já dobrou quando comparado com a quantidade de mortes que ocorreram no ano passado. Somente nos primeiros quatro meses do ano, Goiás já soma 100 óbitos por dengue, contra 55 em 2023. Outras 152 mortes por dengue estão sob investigação do Comitê Estadual de Investigação de Óbito Suspeito por Arboviroses da SES.

Diante dos dados, a não adesão à vacina contra a dengue chama a atenção das autoridades de saúde. Em Goiânia, capital do estado, devido à baixa vacinação e o prazo de validade dos imunizantes, as vacinas precisaram ser remanejadas para outros municípios.

Joice Dornelles, Gerente de Imunização da SES, explica que em uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Saúde (MS), Goiás realizou uma redistribuição estratégica das doses de vacinas contra a dengue, visando abranger um maior número de municípios. “Inicialmente, foram destinadas vacinas para 134 municípios goianos, com base em uma avaliação histórica dos casos da doença conduzida pelo MS. No entanto, devido ao prazo de validade das vacinas e à ausência de distribuição para outros municípios, um total de 112 localidades que ainda não tinham sido contempladas”, afirma a gerente.

De acordo com Joice, a medida visa não apenas otimizar a utilização dos imunobiológicos disponíveis, mas também fortalecer as ações de prevenção e controle da dengue em todo o Estado.

O imunizante é disponibilizado para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. A vacinação rápida é crucial diante do alarmante aumento de casos de doenças, o que exige a conscientização da população sobre a gravidade do problema.

A gerente destaca que as vacinas são seguras e eficazes na prevenção de doenças, ressaltando a necessidade de garantir a imunização desses grupos. “Com o prazo de validade das vacinas se aproximando do fim do mês, é crucial agir rapidamente para evitar o desperdício desses recursos valiosos”, alerta.

Assim, é fundamental que os pais e responsáveis levem suas crianças e adolescentes para serem vacinados o mais rápido possível. Além de ser uma medida de proteção individual, a vacinação em massa contribui significativamente para a saúde pública, evitando surtos e epidemias que poderiam sobrecarregar o sistema de saúde, é o que afirma a gerente.

Joice enfatiza que o custo das vacinas é pequeno em comparação com os benefícios que oferecem, protegendo não apenas a saúde das crianças e adolescentes, mas também reduzindo o impacto econômico e social das doenças evitáveis. “A mobilização da comunidade é essencial para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique desprotegido”.

Diante do preocupante aumento da circulação da doença em todo o país, acompanhado por um elevado número de hospitalizações e óbitos, o MS reforça a urgência da vacinação como medida essencial de proteção.

Em Goiás, o imunizante está disponível gratuitamente em mais de 900 salas de vacinação e representa uma importante ferramenta na prevenção da dengue. Embora atualmente seja destinada a uma faixa etária específica, a intenção é expandir a disponibilidade da vacina para alcançar um número ainda maior de pessoas. “Enquanto isso, é crucial que aqueles elegíveis para a vacinação aproveitem essa oportunidade para se protegerem contra a dengue”, salienta.

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos