Caiado é o melhor avaliado no leque de opções do bolsonarismo

Genial/Quaest mostra que Caiado tem aprovação de 86%; melhor índice entre os que disputam espólio de Bolsonaro
Por O Hoje
Data: 12/04/2024
Quase 9 de cada 10 eleitores em Goiás se dizem satisfeitos com desempenho do trabalho de Caiado

Pré-candidato à Presidência da República na eleição de 2026, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (união Brasil), figurou na lista de gestores estaduais como o melhor colocado em índices de aprovação. Pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (11) mostra que ele tem 86% de aprovação dos goianos. Isso significa que quase 9 de cada 10 eleitores em Goiás se dizem satisfeitos com o desempenho do seu trabalho como gestor. Ele está em seu segundo mandato. Apenas 12% dos entrevistados desaprovam a gestão e 2% não souberam opinar ou optaram por não responder.

Na avaliação por área de atuação de Caiado, o destaque é para a segurança pública, em que o governador alcança 69% de aprovação. Na educação, 67% consideram a atuação positiva. Já na área de geração de emprego e renda, 62% o avaliam positivamente. O pior desempenho é na área de transporte público, onde 43% dos eleitores consideram o serviço positivo. Outros 34% consideraram regular e 23% como negativo.

Ainda segundo a pesquisa, 74% dos goianos consideram que o estado de Goiás está melhor em relação aos outros estados brasileiros. No entanto, 15% avaliaram como pior, e 10% não responderam. A percepção de melhora do estado é sentida por 62% dos entrevistados, enquanto 26% avaliaram que está igual e outros 10% afirmaram que está piorando. “A grande surpresa é a força do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é o mais bem avaliado dos 4 governadores e parece estar construindo uma política de segurança que é aprovada e pode servir de plataforma eleitoral no futuro”, afirmou felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria.

“A pesquisa investigou ainda a aprovação do governo Lula em cada estado. No Paraná e em Goiás, encontramos os maiores índices de desaprovação: 54% e 50%. Em SP, onde Lula perdeu a eleição de 2022, a aprovação é de 50%. Em MG, a aprovação é próxima da média nacional: 52% a 47%”, disse o diretor em publicação no X (antigo twitter).

O governador goiano tem alcançado destaque na mídia nacional nos últimos meses justamente pelas pautas onde tem melhor avaliação. Em recentes entrevistas a veículos como GloboNews, folha de S.Paulo e O Globo, Caiado reiterou seu posicionamento a respeito de temas que pautam o debate do País, como câmeras em fardas policiais. Em resposta ao Globo, o goiano defendeu que “colocaria câmeras em bandidos”. “O Estado tem um gasto exorbitante para controlar o crime. Não vejo motivos para monitorar o policial. Para mim, a câmera não protege o policial de nada. Isso é uma tese de quem não quer realmente fazer a segurança pública no Brasil”, disse na ocasião. E complementou: “Segurança pública não é feita de ouvir teóricos que nunca foram à frente. é necessário, sim, entender os motivos da falta de segurança em cada região ou Estado.”

Na sequência de Caiado, aparece o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que conta com 79% de aprovação, segundo a Genial/Quaest. O percentual de rejeição é de 17%, enquanto 4% não souberam ou não responderam. O levantamento também mensurou os níveis de aprovação de governadores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que disputam seu espólio na próxima eleição presidencial, como é o caso do governador de São Paulo, tarcísio de freitas (Republicanos), que conta com 62% de aprovação de seus eleitores. Ele aparece empatado com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com a mesma porcentagem de aprovação dos seus eleitores.

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores com 16 anos ou mais em Goiás entre os dias 4 e 7 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. As entrevistas foram feitas presencialmente por meio de aplicação de questionários estruturados.

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos