TSE elege Nunes Marques para a presidência e define comando das eleições de 2026

Ministro venceu por 6 votos a 1 e terá André Mendonça como vice na condução do Tribunal durante o próximo pleito nacional
Por O Hoje
Data: 16/04/2026
Foto: Divulgação TSE

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral escolheu, nesta terça-feira (14), o ministro Nunes Marques como novo presidente da Corte. Ele comandará o tribunal ao lado do ministro André Mendonça, eleito vice-presidente, durante a organização e realização das Eleições Gerais de 2026. A data da posse ainda será definida.

A votação ocorreu de forma eletrônica, no próprio plenário do TSE, com a participação dos sete ministros da Corte. Antes do início, foi emitido o relatório de zerésima, que comprova a inexistência de votos registrados na urna. Cada integrante escolheu entre os números atribuídos aos candidatos, e o resultado foi proclamado após a apuração: seis votos favoráveis a Nunes Marques e um voto para André Mendonça.

Atual presidente do tribunal, a ministra Cármen Lúcia destacou a experiência dos magistrados eleitos e a responsabilidade institucional diante do próximo ciclo eleitoral. “A Justiça Eleitoral continuará a prestar o seu serviço com o mesmo compromisso e a mesma responsabilidade que historicamente vem desempenhando”, afirmou.

Ao comentar o resultado, Nunes Marques afirmou que assumir a presidência do TSE representa um marco em sua trajetória no Judiciário. Já André Mendonça reforçou o compromisso de atuação conjunta na condução dos trabalhos, destacando a importância da cooperação interna para o bom funcionamento da Corte.

A nova gestão terá como principal missão coordenar a preparação e execução das eleições de 2026, em um cenário que envolve desafios operacionais, tecnológicos e institucionais para a Justiça Eleitoral brasileira.

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos