Temperaturas em Goiás devem cair a menos de 10°C com chegada de massa de ar frio, prevê Inmet

Enquanto as madrugadas e manhãs exigirão agasalho, o sol deve aparecer ao longo do dia, mantendo as tardes mais quentes, diz Cimehgo
Por Jornal Daqui
Data: 05/05/2026
Baixas temperaturas devem chegar a Goiás no próximo fim de semana (Diomício Gomes/O Popular)

Uma nova massa de ar polar deve avançar pelo estado a partir do dia 10 de maio, trazendo as temperaturas mais baixas do ano até agora, especialmente para a região Sudoeste de Goiás. As mínimas podem chegar a 9°C em cidades como Jataí, Rio Verde e Mineiros na segunda-feira (11), marcando o primeiro resfriamento significativo deste mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

À reportagem, André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), explicou que o fenômeno será marcado pela alta amplitude térmica: enquanto as madrugadas e manhãs exigirão agasalho, o sol deve aparecer ao longo do dia, mantendo as tardes mais quentes.

Segundo Amorim, o fenômeno é característico do período e não deve trazer chuvas ao estado. Para Goiânia, a expectativa é de um resfriamento moderado. O gerente destacou que as mínimas na capital devem recuar para 17°C, em um movimento que ele classifica como um recuo "não tão grande".

Nós veremos a massa de ar polar atuando em Goiás, lógico que não com uma grande intensidade, mas trazendo uma temperatura um pouco mais baixa. Em Goiânia, por exemplo, podemos chegar com temperaturas na casa dos 17 graus. O recuo não é tão grande".

Para André, o bloqueio atmosférico está atuando sobre o Brasil Central, o que dificulta a entrada de umidade e de frentes frias mais rigorosas.

A parte centro-sul do nosso estado vai ter frio? Sim, mas não é um frio muito intenso. É um frio passageiro, não é aquela intensidade toda. Também não é aquele friozão que aconteceu em outros anos. É um frio que chega em maio, mas teremos a questão da amplitude térmica: as mínimas ficam mais amenas e as máximas mais elevadas".

À reportagem, a meteorologista do Inmet, Elizabete Alves, ressaltou que o auge do frio e o impacto nas temperaturas máximas ocorrerão na próxima semana.

Esse declínio de temperaturas será mais sentido no final de semana e início da próxima semana. O período da tarde também vai ter um declínio, principalmente na segunda-feira (11). No domingo já tem um declínio de temperatura: aqui para Goiânia a máxima será de 30 graus e para a região sudoeste, 26 graus".

Ao longo desta semana, a previsão é de nebulosidade, pouca possibilidade de chuva e temperaturas mais baixas pela manhã. Segundo Elizabete, essas condições devem persistir em todo o estado pelo menos até o próximo sábado (8).

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos