Goiânia debate saúde mental de crianças e adolescentes

Jornada reúne sexta (26) e sábado (27) profissionais de diversas áreas que vão discutir temas atuais que preocupam pais e comunidade científica
Por O Popular
Data: 26/04/2024
O médico psiquiatra Antônio Mendes Silva Neto é o primeiro presidente da Abenepi em Goiás (Fábio Lima / O Popular)

O uso indiscriminado da internet, transtornos de humor, exposição à violência precoce, TDAH e autismo são alguns dos temas que estarão presentes na 1ª Jornada de Atualização em Saúde Mental na Infância e Adolescência que será realizada nesta sexta-feira (26) e sábado (27) no K Hotel, em Goiânia. O evento marca o surgimento oficial do capítulo Goiás da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi). Durante o evento será empossada a primeira diretoria.

À frente da Jornada e também escolhido o primeiro presidente da Abenepi em Goiás está o médico psiquiatra Antônio Mendes Silva Neto. Ele revela que é grande a expectativa para o simpósio que vai reunir profissionais de várias partes do País. “Não é uma jornada somente para médicos. O objetivo é promover uma interação interdisciplinar com equipes afins como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, etc.” Há espaço também para os pais a quem é dirigido um minicurso no sábado pela manhã.

Autor do livro Terapia Cognitiva Comportamental para Crianças e Adolescentes: Formando pais empoderados e crianças resilientes e com melhores comportamentos, que será lançado em outubro, Antônio Mendes explica que o minicurso ajuda os pais a entenderem porque não conseguem controlar seus filhos e a observar melhor determinados comportamentos. “Hoje os pais perderam o controle na educação dos filhos. Se uma criança chora, entregam o celular e não controlam o uso. Na verdade, eles não sabem ser pais.” O psiquiatra cita a questão do metaverso, uma rede de mundos virtuais, que tenta replicar a realidade, cujo foco é a conexão social.

“Hoje todo mundo está dentro do metaverso. Na infância e adolescência os principais problemas são as dificuldades de socialização e a não habilidade de comunicação. Muitos enfrentam o cyberbullying e vão se isolando.” Não por acaso, um estudo acadêmico da formanda em Medicina na UniEvangélica, Daiana Andrade, ex-aluna de Antônio Mendes, ficou em primeiro lugar entre os escolhidos para ser apresentado durante a Jornada. O trabalho é denominado Conexões Perigosas e Vulnerabilidades Virtuais - Uma análise dos riscos de suicídio e comportamento parassuicida na fronteira entre o metaverso e a realidade.

“Mostro que os suicídios nessa faixa etária estão muito associados ao uso abusivo da internet, principalmente em razão do cyberbullying. Cada vez mais há crianças expostas e vulneráveis com o acesso ilimitado à internet, uma responsabilidade tanto dos pais que não controlam, quanto da própria internet”, afirma Daiana. A jovem médica não tem dúvidas de que o caminho que pretende seguir é a psiquiatria infanto-juvenil.

A palestra de abertura da jornada, às 14 horas de sexta-feira, será feita pela médica psiquiatra mineira Ana Christina Mageste, presidente de honra da Jornada, que vai falar sobre a Arte da Consulta na Psiquiatria da Infância e Adolescência. Em seguida, a também mineira Thais Morais e Antônio Mendes vão expor sobre Urgência e Emergência na Psiquiatria da Infância e Adolescência, quando é preciso enfrentar comportamentos suicidas e parassuicidas, agitação psicomotora, choro, ansiedade, irritabilidade, entre outros. Entre os palestrantes, também está o psiquiatra paulista Ricardo Krause, presidente da Abenepi.

Antônio Mendes explica que a jornada goianiense antecede o evento internacional dos profissionais da área, o Iacapap, que será realizado no Rio de Janeiro, de 20 a 24 de maio deste ano. O capítulo de Goiás, sob o comando do psiquiatra, pretende, num futuro próximo, organizar grupos de pais, crianças e adolescentes para trabalhar o neurodesenvolvimento. “Muitas vezes os pais estão mais adoecidos do que os filhos”, defende.

Para mais informações e inscrições: abenepi.org.br

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos