
Governo lança canal digital onde população pode acompanhar consultas, exames e mais serviços na área da saúde em Goiás

O governo lançou o Canal Saúde Goiás, um serviço digital que visa aprimorar a comunicação com os goianos. Nele, a população pode acompanhar sua posição na fila de espera para realizar consultas, exames, cirurgias e internações, entre outros assuntos. O projeto já está funcionando, sendo que os detalhes foram apresentados nesta quinta-feira (10) em um encontro no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
Além disso, a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) vai usar o canal para fazer alertas gerais à população, como o combate ao mosquito Aedes aegypti e a vacinação contra a gripe. A fim de evitar possíveis golpes, o órgão reforçou que não pede doações e nem solicita dados sensíveis, como senhas.
O serviço contempla mensagens de texto, via WhatsApp, que serão enviadas por três números: (62) 3413-2700, (62) 3201-3797 e (62) 3201-3768. O telefone com final 2700 também realizará ligações. Além disso, a população receberá mensagens via SMS pelo número 27399. Para isso, o rgão usará os telefones contidos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), uma plataforma segura que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS).
?Caso deseje, a própria pessoa pode acessar o canal da SES-GO enviando uma mensagem de WhatsApp para o número (62) 3201-3797. Em seguida, basta escolher uma das opções apresentadas na conversa para dar prosseguimento. O atendimento funciona 24 horas, em todos os dias da semana.
Durante a coletiva de imprensa, o governador Ronaldo Caiado (União) reforçou o objetivo do canal digital.
É uma comunicação direta com o cidadão. Você já tem a nossa plataforma digital [do governo]. Agora, ao abrir o WhatsApp, você tem aquela mensagem. Essa mensagem vai servir para orientar as pessoas, dizer [por exemplo] onde tem a sala de vacinação, qual o período, qual a faixa etária. Essa central vai trabalhar para simplificar a vida da pessoa”, explicou.
Além disso, o governador deu detalhes sobre a estrutura que permitirá que o serviço seja acessado em diferentes partes do estado.
Nós [o governo] estenderemos 10 mil quilômetros de fibra ótica [em Goiás], sendo que todas as cidades terão na praça principal o serviço de internet a custo zero. É um projeto que será entregue à população até o mês de março do ano que vem. Isso vai dando acessibilidade às pessoas no interior e, principalmente, nas regiões mais carentes”, revelou.
Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos


Inflação desacelera em Goiânia com queda no preço dos alimentos
Ovo de galinha e arroz foram dois dos itens com maiores baixas entre os que têm mais peso no IPCA. No Brasil, índice acumulado em 12 meses estoura a meta Saiba mais
Governo lança canal digital onde população pode acompanhar consultas, exames e mais serviços na área da saúde em Goiás
Sistema já está ativo e une mensagens de texto e ligações. Número do canal no WhatsApp é (62) 3201-3797 Saiba mais