Calendário do IPVA 2025 traz mudanças de pagamento

Desconto para IPVA sobe para 8%, e caso a data de pagamento caia no final de semana o boleto pode ser pago no dia útil subsequente
Por O Hoje
Data: 20/12/2024
Calendário IPVA 2025

Na tarde desta quinta-feira (19), o Governo de Goiás por meio da Secretaria da Economia anunciou o calendário para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, no ano de 2025, a tabela FIPE usada na avaliação dos carros usados para cálculo do imposto também foi apresentada na ocasião.

O prazo final para obter 8% de desconto no pagamento único de todas as placas é 15 de janeiro. O mesmo período é válido para começar a parcelar. O gerente do IPVA, Jorge Arêas, destaca que o abatimento é superior ao concedido em 2023, quando foi concedido 7%.

Outra alteração é que, até este ano, o calendário estipulava diferentes datas para o pagamento durante o ano. De acordo com Jorge, a escolha no dia 15 se deu para “facilitar a memorização do contribuinte”, ressaltou. Se as demais datas ocorrerem em um fim de semana, o comprador poderá efetuar o pagamento no primeiro dia útil subsequente.

Para as placas terminadas em 1 e 2, o pagamento do IPVA poderá ser realizado em nove prestações. Serão dez parcelas para as placas de final 3 a 0. A diferenciação acontece porque o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) estabelece setembro como a data limite para a renovação do Licenciamento Anual de Veículos para veículos de finais 1 e 2 em todo o território nacional. No site da pasta (economia. go.gov.br) e no Diário Oficial do Estado (DOE), é possível verificar o calendário.

Os preços do IPVA em comparação ao ano anterior terão poucas variações, já que a tabela FIPE indica uma queda média de 0,35% nos veículos usados. A média de redução para camionetes e utilitários será de 3,38%, enquanto para automóveis será de 1,76%. Haverá um aumento de 3,81% para os caminhões.

Existe isenção para Pessoas com Deficiência (PCD) – aproximadamente 12 mil indivíduos; e veículos com mais de 15 anos estão isentos de impostos - aproximadamente 2,5 milhões de veículos. O imposto também é reduzido pela metade para carros populares (veículos de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cc) e para os participantes do programa Nota Fiscal Goiana, que podem variar de 5% a 10%. Portanto, a frota tributada alcança 2 milhões de automóveis.

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos