
Calendário do IPVA 2025 traz mudanças de pagamento

Na tarde desta quinta-feira (19), o Governo de Goiás por meio da Secretaria da Economia anunciou o calendário para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, no ano de 2025, a tabela FIPE usada na avaliação dos carros usados para cálculo do imposto também foi apresentada na ocasião.
O prazo final para obter 8% de desconto no pagamento único de todas as placas é 15 de janeiro. O mesmo período é válido para começar a parcelar. O gerente do IPVA, Jorge Arêas, destaca que o abatimento é superior ao concedido em 2023, quando foi concedido 7%.
Outra alteração é que, até este ano, o calendário estipulava diferentes datas para o pagamento durante o ano. De acordo com Jorge, a escolha no dia 15 se deu para “facilitar a memorização do contribuinte”, ressaltou. Se as demais datas ocorrerem em um fim de semana, o comprador poderá efetuar o pagamento no primeiro dia útil subsequente.
Para as placas terminadas em 1 e 2, o pagamento do IPVA poderá ser realizado em nove prestações. Serão dez parcelas para as placas de final 3 a 0. A diferenciação acontece porque o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) estabelece setembro como a data limite para a renovação do Licenciamento Anual de Veículos para veículos de finais 1 e 2 em todo o território nacional. No site da pasta (economia. go.gov.br) e no Diário Oficial do Estado (DOE), é possível verificar o calendário.
Os preços do IPVA em comparação ao ano anterior terão poucas variações, já que a tabela FIPE indica uma queda média de 0,35% nos veículos usados. A média de redução para camionetes e utilitários será de 3,38%, enquanto para automóveis será de 1,76%. Haverá um aumento de 3,81% para os caminhões.
Existe isenção para Pessoas com Deficiência (PCD) – aproximadamente 12 mil indivíduos; e veículos com mais de 15 anos estão isentos de impostos - aproximadamente 2,5 milhões de veículos. O imposto também é reduzido pela metade para carros populares (veículos de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cc) e para os participantes do programa Nota Fiscal Goiana, que podem variar de 5% a 10%. Portanto, a frota tributada alcança 2 milhões de automóveis.
Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos


Inflação pressiona caixa das empresas e eleva pedidos de recuperação judicial
O cenário econômico brasileiro tem colocado empresas de diferentes setores em situação de alerta. Saiba mais
Professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia entram em greve
Dentre reivindicações, servidores da educação querem reajuste do piso nacional e data base para os administrativos. Prefeitura informou que apresentou proposta que foi rejeitada pela categoria Saiba mais