
As infalíveis dicas para obter sucesso na redação do Enem

O exame é uma oportunidade única do estudante ingressar em uma faculdade de ponta. A prova deste ano está prevista para acontecer nos próximos dois domingos (5 e 12 de novembro). A redação e um dos pontos em que os alunos mais se dedicam para obter um bom resultado.
Por esse motivo, diversos aulões estão sendo organizados em Goiás e no Brasil inteiro, com o intuito de instruir e preparar os estudantes que estão estudando para fazer a prova nos dias 5 e 12 de novembro.
Para que o aluno consiga uma nota na redação, é preciso se preparar. A equipe de reportagem do Jornal O Hoje procurou o Professor de Redação, Rafael Souza Bonifácio, para falar um pouco dos critérios de avaliação da prova e como produzir uma boa redação.
“O melhor modo para se inscrever é uma boa redação. É fazer uma análise, e uma reflexão a respeito do tema dessa redação, seguindo a estrutura que é cobrada a partir do gênero textual sugerido na proposta”, diz o professor. “Então para realizar uma boa redação, ligado ao processo de leitura dos textos e na organização da estrutura do texto”, completou o Mestre.
Rafael também relatou que a organização dos argumentos é pontos que os alunos têm dificuldade no momento de escrita da redação: “A maior dificuldade que os alunos enfrentam no processo de escrita da redação é justamente a organização dos repertórios. Pensando em uma dissertação argumentativa, os alunos, têm dificuldade de organização dos argumentos e também da própria tomada de posição em relação à temática que é cobrada”.
Como em qualquer prova, o Enem possui critérios específicos que devem ser seguidos na redação. Segundo o professor Rafael, existem cinco critérios que o aluno precisa seguir no momento de produzir uma redação. Cada critério tem uma pontuação máxima de 200 pontos. O primeiro é voltado para as normas gramaticais. No segundo é focado no tema e no gênero (dissertação argumentativa). Já no terceiro ponto a ser avaliado é o projeto de texto do aluno. O quarto critério está ligado aos elementos de coesão dentro do texto do candidato. No quinto e último critério a ser avaliado é a proposta de intervenção.
Ao fim da entrevista com o professor de redação, ele levantou alguns temas que podem aparecer no exame deste ano. “Se fosse pra apostar em um tema, eu apostaria nas questões ambientais”, sugere. “Acho pertinente a discussão ambiental e também discutir questões relacionadas à educação financeira em nossas escolas. A importância da educação financeira e do projeto de vida inserido na educação”, concluiu o professor Rafael.
Além do professor Rafael, a equipe de reportagem do Jornal O Hoje também falou com um aluno que está se preparando para fazer a prova. Adriel Eloy Simões Castro, de 17 anos, diz que durante a semana ele produz sempre duas redações como uma forma para se preparar. Além disso, ele também relatou que estuda bastante filosofia e sociologia para adquirir um repertório sofisticado.
O aluno também revelou como é sua jornada de estudo, especificamente na produção de uma redação. “Eu procuro sempre anotar todas as discussões vistas em classe para estudar depois em casa e guardar o máximo de repertórios”, diz o aluno “Durante a realização do texto eu tento cronometrar para ter uma noção de como seria no dia da prova e deixo um caderninho de anotações para escrever os melhores repertórios para cada eixo temático” concluiu o estudante.
O hábito de ler é muito importante para a produção de uma boa redação, podendo melhorar o desempenho do concorrente no momento da escrita. Porém, Adriel também diz que existem outros pontos que também são importantes para que ele tenha um bom texto. “Ler é o principal para adquirir repertórios e guardar internamente. Ademais, filmes, séries e contexto histórico são fundamentais para garantir uma boa escrita, pois dessa forma você tem visão ampla e bem discorrida sobre vários temas de diferentes eixos sociais.
Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos


Feirão de emprego tem 800 vagas abertas para Goiânia; veja como participar
Oportunidades são para candidatos de nível de escolaridade desde o ensino fundamental até a graduação, conforme informações do centro Saiba mais
Paço rejeita metade ou mais do valor das emendas feitas por 18 vereadores
Prefeitura alegou obscuridade em objetos de indicações parlamentares; destinações polêmicas de Geverson Abel a entidades foram negadas Saiba mais