Ícone Quem Somos
SEAC - GO: UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Foi em Goiás, na década de 70, que surgiu o embrião da luta sindical que chegaria ao nível de organização das atividades de asseio e conservação que hoje existe em âmbito nacional. É claro que os serviços ordenados de limpeza existiam desde 1930, mas nesta época não se configuravam como organização empresarial. Daí para frente, ainda demorou acontecer o enquadramento sindical dessa categoria.

A evolução do segmento como atividade econômica vigorosa só fluiu a partir de 1979, quando um grupo de empresários goianos liderados por Lélio Vieira Carneiro e Reinaldo Garcia dos Santos se reuniu para criar a Associação Profissional das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Goiás - APEAC, oficializada no dia 20 de janeiro daquele ano.

A partir desse marco histórico, o qual foi alcançado através da soma das forças empresariais da época, houve uma arrancada do setor rumo ao crescimento como atividade econômica de influente importância social e política e também no nível de organização associativa, sindical, federativa e confederativa.

A Associação Profissional das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Goiás, que funcionava na Rua 4, nº 10, Centro de Goiânia foi transformada em 15/09/1979 em Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Goiânia, recebendo a Carta Sindical em 23 de julho de 1980. A diretoria provisória do Sindicato foi a mesma da Associação: Paulo de Azevedo na presidência, Reinaldo Garcia dos Santos na secretaria e Lélio Vieira Carneiro na tesouraria. A partir desse momento, a luta se travou pela ampliação de abrangência jurisdicional do Sindicato por todo o Estado, já que principalmente os grandes municípios também reivindicavam representatividade.

Enquanto negociava a extensão da base territorial junto às autoridades, o Sindicato se fortalecia participando de congressos e seminários, filiando-se à Federação do Comércio do Estado de Goiás, mudando de endereço em busca de maior espaço físico. Com isso, adquiriu duas salas no Shopping Center Sul, posteriormente mudou-se para o 1º andar do Edifício Palácio do Comércio e depois ocupou um conjunto de salas no Edifício Vila Boa, na Avenida Goiás em 1989 e novamente se deslocou para a Rua 94-A - Nº 78 - Setor Sul, permanecendo lá até Agosto de 2010.

A partir de setembro de 2010, o SEAC-Goiás instalou-se na  Rua dos Bombeiros nº 128, Qd. 248 Lts. 12 a 15, Parque Amazônia, Goiânia/GO, oferecendo mais conforto e comodidade à sua numerosa família de associados. O prédio sede funciona juntamente com o SINDESP-Goiás - Sindicato das Empresas de Segurança Privada, de Transporte de Valores e de Cursos de Formação do Estado de Goiás.

A mobilização física do SEAC-GO confunde-se com a sua trajetória institucional, como entidade sindical representativa de uma classe operosa de serviços de limpeza. Graças ao esforço e a dedicação de empresários pioneiros comprometidos com essa nobre causa, o segmento de asseio e conservação é hoje o que é, uma atividade econômica de valor, reconhecida por todos os outros setores da economia, onde desfruta de grande influência nos meios sociais, políticos e econômicos de Goiás e do Brasil.