
Paço anuncia compra de 20 mil câmeras com IA até 2027

Na última quarta-feira (7), o Connecta Goiás – Segurança Colaborativa foi oficialmente lançado em um evento que reuniu autoridades e especialistas da área de segurança pública em Goiânia. O projeto é uma iniciativa inovadora que visa transformar a segurança pública do Estado por meio da implementação de câmeras de segurança com alta tecnologia e inteligência artificial.
A iniciativa se utiliza da tecnologia para aprimorar o monitoramento das ruas e vias públicas, através de câmeras que estarão conectadas a uma rede de monitoramento integrada com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO), Polícia Militar (PM-GO), Polícia Civil (PC-GO) além de órgãos como a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e prefeituras de várias cidades goianas.
Por meio de câmeras com inteligência artificial, o sistema será capaz de realizar diversas funções, como reconhecimento de placas de veículos, que permitem a identificação de placas de veículos em movimento, o que facilita a localização de veículos roubados ou suspeitos.
Além disso, também são capazes de realizar reconhecimento facial, o que pode ser um grande avanço na identificação de desaparecidos ou foragidos da Justiça. Essa funcionalidade também será importante no combate ao crime organizado, permitindo que as autoridades possam identificar rapidamente indivíduos envolvidos em atividades ilícitas.
Os órgãos poderão usar as imagens para melhorar o monitoramento de áreas de risco, como áreas periféricas e ruas movimentadas, além de ajudar no controle do tráfego e na segurança em pontos comerciais e turísticos.
Integração entre o setor público e privado
Uma das características mais inovadoras do projeto é a integração entre o setor público e o privado. Por meio do compartilhamento de imagens de câmeras instaladas por empresas privadas de segurança, como as associadas ao Sindicato das Empresas de Segurança Eletrônica de Goiás (Siese-GO), a medida aumenta o número de vigilância no estado e proporciona uma rede colaborativa que beneficia toda a sociedade goiana.
O Connecta já começou a ser implementado em Goiânia, onde as primeiras câmeras de alta tecnologia foram instaladas. A Prefeitura, em parceria com o Siese-GO, já tem acesso a mais de 3 mil unidades que estão conectadas ao sistema de monitoramento. Contudo, o grande objetivo do projeto é expandir a rede de segurança e atingir a marca de 20 mil câmeras conectadas até 2027.
Essa expansão será gradual, com um aumento progressivo no número de câmeras e totens de monitoramento. Para o final de 2025, estima-se que cerca de 800 totens estarão instalados nas cidades goianas, ampliando ainda mais a cobertura de segurança na capital e em outras cidades da Região Metropolitana.
Até 2026, o projeto prevê que o número de equipamentos integrados ao sistema de segurança alcance a marca de 10 mil, com um grande foco na leitura de placas de veículos e na vigilância de pontos estratégicos, como rodovias e centros comerciais.
Além da capital goiana, outras cidades como Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Rio Verde, Itumbiara e muitas outras já fazem parte da rede de segurança colaborativa e poderão se beneficiar da integração com o sistema de câmeras.
O uso de tecnologias avançadas contribuirá para a criação de um ambiente mais seguro e monitorado, auxiliando as forças de segurança pública a realizar ações preventivas e rápidas.
Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos


Feirão de emprego tem 800 vagas abertas para Goiânia; veja como participar
Oportunidades são para candidatos de nível de escolaridade desde o ensino fundamental até a graduação, conforme informações do centro Saiba mais
Paço rejeita metade ou mais do valor das emendas feitas por 18 vereadores
Prefeitura alegou obscuridade em objetos de indicações parlamentares; destinações polêmicas de Geverson Abel a entidades foram negadas Saiba mais