
Lula corre contra o relógio por troca no alto escalão

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viaja para a Rússia na próxima quinta-feira, 8. Antes, porém, Lula tem se empenhado em deixar a ‘casa arrumada’. Nos bastidores da política de Brasília o comentário é que o petista está, de fato, decidido a resolver alguns ruídos internos antes de subir no avião que o levará ao encontro dos russos. Um deles passa por exemplo sobre a troca de comando no Ministério das Mulheres.
Lula quer uma solução rápida para esse imbróglio. Não à toa, o petista já realizou reuniões formais e informais com técnicos, auxiliares e políticos para tratar do assunto. A expectativa, agora, é de que o novo nome seja oficializado já no início desta semana.
A informação que circula nos corredores de Brasília é que o presidente já teria estendido o convite à Márcia Lopes, que deve aceitar o desafio de assumir o ministério no lugar de Cida Gonçalves. Márcia, inclusive, desembarca em Brasília nesta segunda. Ela tem experiência. Foi ministra do Desenvolvimento Social e conta, de quebra, com a confiança e apreço de Lula.
Conforme apurado pela reportagem da CNN Brasil, o presidente já estendeu o convite e os últimos ajustes antes do anúncio oficial devem ser tratados na arrancada dos trabalhos desta semana. A princípio, ela assinará o termo de posse em uma cerimônia apenas com o presidente. Mas há a expectativa de uma cerimônia após a viagem do petista à Rússia.
Leia mais: Com popularidade em xeque, Lula aposta em pautas com apelo popular para 2026
Na última sexta-feira, o presidente Lula teve uma reunião rápida com a atual titular da pasta. Ainda que oficialmente o ministério tenha informado que a reunião foi realizada para discutir assuntos da pasta, nos bastidores o comentário vai na contramão e sinaliza para uma conversa sobre o desligamento de Cida de suas funções na pasta. Há dias sua saída vem sendo especulada após, principalmente, de falas incômodas acerca de sua relação com a primeira-dama, Janja da Silva.
Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos


Prefeitura muda corredor nas avenidas Castelo Branco e Mutirão
Prefeito Sandro Mabel anunciou fim da via preferencial para o transporte coletivo e motocicletas no eixo entre a Avenida 85 e o Terminal Padre Pelágio Saiba mais
Prefeitura de Goiânia mantém R$ 38,9 milhões em contratos da gestão passada
Apesar das críticas, Paço assinou ou renovou R$ 38,9 milhões em acordos iniciados na administração de Rogério Cruz Saiba mais