
Prefeitura alerta sobre perigos de dirigir e usar celular

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade, alerta os condutores sobre o risco de dirigir manuseando o aparelho telefônico, com objetivo de prevenir acidentes e priorizar a vida dos usuários da via pública.
Em 2024 foram registradas 37.559 autuações, 30.322 em 2023, e 12.887 em 2022. De acordo com o Artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), segurar o aparelho celular enquanto dirige é uma infração gravíssima, com multa de R$293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não é permitido falar ao celular, na direção, nem mesmo utilizando fone de ouvido.
“Estamos sempre fazendo ações educativas de conscientização com nossos agentes de Educação para o Trânsito. Nosso objetivo é conscientizar o usuário da via pública sobre o risco quando é praticada essa ação ao dirigir usando o celular”, afirma o secretário de Mobilidade, Marcelo Torrubia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), utilizar o celular ao volante aumenta em 400% o risco de sinistros no trânsito, o que compromete a segurança de condutores e de pedestres. Outro estudo, realizado pela instituição inglesa RAC Foundation, afirma que enviar mensagens pelo celular é capaz de retardar o período de reação do motorista em 30%.
Além disso, um estudo da Associação Brasileira de Medicina e de Tráfego (Abramet) indica que digitar uma mensagem no momento em que o condutor conduz um veículo a 80 km/h é equivalente a dirigir com um dos olhos vendados, porque ele perde o campo de visão de 360º, que é possibilitado pelo auxílio do retrovisor.
Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos


Inflação pressiona caixa das empresas e eleva pedidos de recuperação judicial
O cenário econômico brasileiro tem colocado empresas de diferentes setores em situação de alerta. Saiba mais
Professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia entram em greve
Dentre reivindicações, servidores da educação querem reajuste do piso nacional e data base para os administrativos. Prefeitura informou que apresentou proposta que foi rejeitada pela categoria Saiba mais