
TRE-GO dá início a carga e lacre das urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) deu início ao processo de carga e lacre das urnas eletrônicas das zonas eleitorais de Goiânia nesta quinta-feira (26), no Anexo II da instituição, no setor Aeroporto. O procedimento, que é essencial para realização do primeiro turno das eleições municipais, marcado para o próximo dia 6 de outubro, já havia começado no interior do Estado no início desta semana.
A carga e isolamento das urnas consiste na transferência dos dados dos eleitores e dos candidatos para as urnas eletrônicas, conforme as seções eleitorais, seguido do lacre dos compartimentos das máquinas. Esse processo é supervisionado e acompanhado por juízes eleitorais, promotores e representantes de partidos e coligações. Após a conclusão, as urnas estão prontas para serem distribuídas às seções eleitorais no dia da votação.
Ao POPULAR , Cleyton Eufrásio, chefe da seção de voto informatizado do TRE-GO, detalhou o processo de segurança das urnas, que inclui a instalação de sistemas com os dados dos eleitores e candidatos, garantindo que as urnas fiquem bloqueadas até o dia da eleição. "Como ela (a urna) não tem acesso à rede, a gente tem que instalar um dispositivo com o sistema de segurança e dados", disse.
"Trabalhamos com segurança e transparência, mostrando que o processo é auditável. Todos os relatórios das urnas serão disponibilizados publicamente nos cartórios eleitorais", complementou Eufrásio.
Os juízes eleitorais convocam o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e representantes de partidos por meio de editais específicos para acompanhar a cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas. Esse procedimento antecede a distribuição das urnas para as seções eleitorais que funcionarão no dia da votação.
Conforme a Resolução TSE nº 23.669/2021, as zonas eleitorais devem realizar essa cerimônia pública de preparação das urnas em data e horário previamente estabelecidos nos editais. O evento é aberto ao público e conta com a presença da imprensa, partidos, candidatos e autoridades.
Publicidade
A auditoria é uma das etapas mais importantes do processo eleitoral, sendo realizada em todas as zonas eleitorais do país. Ela garante ampla amostragem e grande publicidade dos procedimentos, funcionando como uma demonstração da transparência e confiabilidade do processo de votação eletrônica no Brasil, além de contribuir no combate à desinformação.
Goiás deve contar com 15.277 seções eleitorais e 1.721 urnas reservas, preparadas para substituir aquelas que possam apresentar defeito, segundo o TRE-GO. As urnas são testadas e substituídas a cada quatro meses, o que garante baixa necessidade de troca no dia da votação. Além disso, na véspera da eleição, 20 urnas são sorteadas para auditoria, na presença de juízes eleitorais e promotores.
Eufrásio afirmou que os eleitores devem ficar tranquilos quanto à segurança das urnas eletrônicas, destacando que o processo de votação é auditado e transparente.
"O eleitor pode ficar tranquilo, porque a manifestação dele na urna será apurada de forma fiel", afirmou. Conforme ele, para garantir a operação eficiente e segura das urnas, uma equipe de aproximadamente 50 pessoas trabalha nos bastidores do processo de preparação.
Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos


Clientes denunciam problemas em concessionária de Goiânia
Proprietários de veículos denunciam supostas irregularidades em vendas de carros feitas por uma empresa de Goiânia; concessionária alega crise após prejuízo com revendedora investigada Saiba mais
Caiado abre agenda com Google para uso de inteligência artificial em Goiás
Governador de Goiás busca em Nova Iorque soluções tecnológicas para melhorar a administração pública na realização de seus serviços e objetivos Saiba mais