
Saiba quais são os benefícios do abacate para a saúde de adultos e crianças

Até o mês de junho o Hemisfério Sul segue vivendo o outono, estação conhecida por seus dias mais frios e secos e pela alta de quadros de gripes e resfriados. Estar atento à alimentação e hábitos saudáveis é fundamental para manter a imunidade lá em cima e consumir frutas e legumes da estação garante refeições com opções mais frescas, com mais sabor e nutrientes. Entre as frutas da época está o abacate, frequentemente citado como um superalimento por conta de suas propriedades para a saúde. Queridinho das dietas, possui diversos benefícios quando consumido em quantidades e maneiras adequadas, além de ter se popularizado em cardápios de restaurantes e nas redes sociais com diferentes propostas.
De maneira geral, o Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda a ingestão de três porções de frutas por dia. "O abacate é uma ótima opção de fruta, com valor acessível e de ambiente tropical, o que favorece seu consumo e valor nutricional", comenta a nutricionista infantil Thaís Fernanda. "É riquíssima em antioxidantes, o que favorece a proteção da saúde do coração, e possui vitaminas e minerais importantes para a saúde do cabelo, pele e imunidade", diz. Ela acrescenta que, se o intestino travar, fica a dica: o abacate regula na hora!
A fibra do abacate ajuda a melhorar a saúde digestiva e no equilíbrio de bactérias no intestino, aumentando as saudáveis e diminuindo as prejudiciais que podem ser a chave de alguns problemas digestivos, segundo a nutricionista Adriana Stavro. "A gordura do abacate também nutre o revestimento do intestino, o que diminui a chance de constipação e os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII)."
Adriana aponta, ainda, que o abacate é rico em potássio. "Uma porção de 100 gramas contém 14% da dose diária recomendada em comparação com 10% na banana, que é um alimento típico com alto teor de potássio", comenta. Ela também cita nutrientes como sódio, magnésio, as vitaminas A, C, E, K1, folato, B-6, fitoesteróis e gorduras monoinsaturadas na lista de benefícios da fruta.
Polêmica
Assim como diversos outros alimentos, o abacate também é vítima de alguns mitos e polêmicas. Não é difícil ler ou ouvir por aí que se deve tomar cuidado com o consumo da fruta por ser rica em gorduras e, por isso, possuir muito colesterol. "Vamos acabar com esse mito. Colesterol é proveniente de produtos de origem animal", destaca a especialista. "Assim como nosso corpo produz colesterol, todos os animais também produzem. Dessa forma, carnes, banha de porco, ovo, leite e manteiga, por exemplo, são fontes de colesterol. Plantas não produzem colesterol. Portanto, o abacate, o azeite, óleo de coco e afins não têm colesterol e são boas fontes de gorduras", esclarece.
Incluir boas fontes de gordura na alimentação pode, inclusive, trazer benefícios para a saúde, como explica a nutricionista. "As gorduras ajudam na absorção de algumas vitaminas, como A, D, E e K. Elas também fazem parte da composição dos hormônios e funcionam como reserva de energia do corpo", aponta.
Abacate x avocado
Entre as receitas salgadas, se popularizou no Brasil principalmente o guacamole, inspirado no preparo mexicano que leva cebola e tomate. No menu de cafeterias, é comum encontrar a fruta nas famosas "toasts", preparos que levam torradas como base. Na hora de ler os ingredientes, no entanto, pode bater a dúvida: abacate e avocado são a mesma coisa?
O avocado é uma variedade do abacate, com sabor e aparência semelhantes, mas não são a mesma fruta. O primeiro é menor e mais magro, com cerca de 10% a menos de calorias. Pensando em custo-benefício, a nutricionista Thaís Fernanda aponta que o abacate é mais acessível e muito nutritivo. "Já o avocado é um alimento mais caro, porém tem menos calorias, sabor mais suave e um pouco mais de nutrientes em comparação ao abacate", diz. A melhor escolha, segundo ela, é simples: aquela que cabe no seu bolso e nos seus hábitos reais
do dia a dia.
O cuidado fica com os preparos. Nas receitas doces, a atenção deve ser na quantidade de açúcares adicionados. Nas salgadas, a quantidade de sal e as combinações de outros ingredientes também podem influenciar no resultado final de um prato saudável - ou não.
Crianças
"Já dizia a sábia vovó Juju, personagem do desenho irmão do Jorel, que as crianças adoram: come abacate, bem! Abacate faz bem pro cabelo e faz o cocô bonito", brinca Thaís Fernanda. Segundo ela, a fruta é uma excelente opção para as crianças, principalmente para melhorar o funcionamento intestinal e saúde da pele, cabelo e unhas. "Podemos utilizar nas receitas para picolés, mousses e até bolinhos", diz.
Ideia para o calor
Em Goiás, mesmo com a chegada da frente fria, o calor não dá trégua. Em dias mais quentes em que a vontade de um docinho refrescante bate, uma mousse saudável de cacau servida gelada pode ser uma boa pedida. A receita é simples, leva apenas três ingredientes e é fácil de incluir no dia a dia, inclusive no cardápio dos pequenos. A nutricionista infantil Thaís Fernanda aponta que a mousse é indicada principalmente para as crianças que estão com o intestino preso. As fibras da banana bem madura auxiliam no funcionamento do intestino, assim como o abacate, com o extra de ajudar na saciedade. O segredo da receita, segundo ela, é bater ingrediente por ingrediente muito bem, já que o preparo não leva líquidos. Confira a receita:
Mousse de cacau
Ingredientes
l 1/2 abacate médio maduro
l 2 bananas maduras
l 4 colheres de sopa de cacau 70%
Modo de preparo: Em um liquidificador, bater primeiro as bananas. Acrescentar em seguida o abacate e bater mais um pouco, até virar um creme. Finalizar adicionando o cacau em pó e batendo novamente até ficar em textura homogênea. Servir em seguida ou colocar para gelar.
Opcional: se quiser adoçar mais, acrescente uvas passas pretas junto com as outras frutas no liquidificador. Bom apetite!
Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos


UFG realiza Espaço das Profissões com orientações sobre mais de 100 cursos
Expectativa é de que 30 mil estudantes participem do evento que será realizado no Câmpus Samambaia Saiba mais
Projeto de zona franca com cidades goianas gera embate
Criação de área com incentivos fiscais no Distrito Federal, que inclui 29 municípios de Goiás, avança e passa a ter oposição de deputados do Amazonas Saiba mais