Vacina é ampliada para idade de 10 a 14 anos

A Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, disse durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29), que nos primeiros dias de vacinação, que começou no dia 15 de fevereiro, houve uma procura significativa por parte da população.
Por O Hoje
Data: 01/03/2024
Com a baixa procura do imunizante, houve a decisão de ampliar a faixa etária para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

No entanto, a adesão diminuiu ao longo das últimas semanas. Com a baixa procura do imunizante, a SES decidiu juntamente com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Goiás, ampliar a faixa etária para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. A nova passou a valer desde a tarde desta quinta-feira (29) em todos os municípios goianos.

“A gente espera que, com essa ampliação, esses pais procurem mais a sala de vacina, porque nós estamos falando de uma doença muito grave”. alerta Flúvia ao afirmar que este ano, a dengue tem quebrado recordes nessa sazonalidade.

Uma vez vacinado, esse público terá proteção para os próximos anos em que em que tiver epidemia da doença, uma vez que o imunizante só protege a partir da segunda dose e o intervalo entre uma vacina e outra é de três meses, período em que o pico da doença deve ter passado.

Inicialmente a vacina Qdenga, imunizante produzido pelo laboratório japonês Takeda, foi disponibilizado apenas para idades entre 10 e 11 anos, devido a quantidade limitada de doses recebidas pelo MS. “Tomara que a gente tenha doses suficientes nos anos seguintes para o restante da população, mas neste momento essa faixa etária é prioritária e nós pedimos para que os pais levem seus filhos para vacinar”, salienta.

Ícone Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos