
Goianos podem esperar chuvas durante a semana

As previsões de pancadas de chuvas que eram esperadas pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) se concretizaram na tarde de domingo (19). Porém mesmo com a chuva o calor continua na capital.
Na semana passada, no dia 14 de novembro, Goiânia registrou o dia mais quente do mês, chegando a uma temperatura de 39,2 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A umidade relativa do ar caiu para 15% neste dia. Esses resultados foram registrados pela estação meteorológica automática do órgão. Antes disso, o dia mais quente registrado em Goiânia foi em 12 de novembro, quando os termômetros chegaram a 38,7 °C na Capital.
Para o final de semana, segundo o prognóstico semanal do Cimehgo, a previsão era de pancadas de chuvas em áreas isoladas do estado, resultado do avanço de uma frente fria que vinha da região sudeste do Brasil. Devido a isso, Goiás foi um dos estados que ficaram sob alerta de chuvas. Esse alerta foi emitido pelo Inmet, segundo o instituto a possibilidade de chuva era entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. Granizo e ventos intensos podiam chegar a 100 k/h.
O alerta foi emitido no último sábado (18) pelo Inmet. A capital Goiana recebeu chuvas na região leste e noroeste. Em alguns bairros da região noroeste a chuva foi mais intensa, chegando a causar até pequenos estragos. Além de Goiânia, Senador Canedo também foi contemplado com chuvas. Para essa semana, a combinação de calor e umidade vai favorecer a formação de mais chuvas em várias regiões de Goiás. Devido a isso a previsão é que tenha uma diminuição da temperatura máxima.
Vale lembrar que a chuva já era muito esperada pela população goiana, pois o calor excessivo vem afetando o consumo de eletricidade da população goiana. No mês de outubro, o estado registrou um recorde no consumo médio de 225 kWh por instalação, o maior número da história já registrado em Goiás. O número ultrapassou o registro de outubro de 2020, quando o consumo médio dos goianos atingiu 200 kWh por instalação.
A segunda-feira (20) deve começar com variação de nebulosidade, sol com pancadas de chuvas, e temperatura máxima podendo chegar aos 34ºC. O último boletim do Cimehgo traz um alerta para a formação de tempestades com chuvas localmente fortes, rajadas de vento e raios. Durante toda semana o goiano pode levar o guarda-chuva, já que a combinação do calor e umidade vai favorecer a formação de pancadas de chuva em várias regiões do Estado.
Mais Notícias
Esteja sempre atualizado sobre os principais acontecimentos


Um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil
Desse total, 90% foram diagnosticadas, 81% das que têm diagnóstico estão em tratamento antirretroviral e 95% de quem está em tratamento antirretroviral têm carga indetectável do vírus Saiba mais
Queda de criança de 9° andar suscita debate de comportamento infanto-juvenil
Menino de seis anos morreu após cair da janela do 9º andar de um prédio em Goiânia, na última quarta-feira (29) Saiba mais